Ata de Fundação do Centro Espírita Aristides Silva - CEAS

Aos 16 dias do mês de março de 1978, à praia do Flamengo, 168 ap. 1001 no Rio de Janeiro na presença de Maria Irene da Costa Araújo, Helena Assis, Lise Bravo da Costa Ferreira, Lygia Bastos Ribeiro, Fernando Hungria, Yeda Hungria, Beatriz de Araújo Pereira, Maria Teixeira, Divaldo Pereira Franco, Lygia de Oliveira Bastos, Nilson de Souza Pereira, Maria da Penha de Souza Medina de Araújo, Emilio Ribeiro Filho, Maretes Silva de Miranda Jordão, às 16 horas foi fundado o Centro Espírita Aristides Silva, que tem sede e foro na rua Muqui, 90 em Teresópolis no Rio de janeiro

.A reunião foi aberta pela Sra. Irene com uma prece e a palavra foi tomada por Divaldo Pereira, explanando a respeito da missão e objetivos da Instituição que estava sendo criada. Para guiar os demais membros foi lido pelo Sr. Divaldo o estatuto do CEAS.

Para administrar o CEAS no biênio 1978 e 1979 foi eleita a 1ª Diretoria por unanimidade de votos dos sócios fundadores.

Presidente Maria Irene da Costa Araújo

Vice-presidente Maretes Silva de Miranda Jordão

1º Secretário Lydia Teixeira

Tesoureira Lise Bravo da Costa Ferreira

INAUGURAÇÃO

Em 10 de maio de 1978 às 20 horas com a presença dos membros da Diretoria e convidados foi inaugurado o CEAS, tomando a direção da mesa o Sr. Adhemar José de Carvalho, Presidente da Federação Espírita Brasileira - seção Niterói e Interior, o senhor representante da Aliança Regional Espírita - 3ª região e o orador da noite senhor Divaldo Pereira Franco. Antes do inicio da palestra foi lida uma mensagem recebida naquela tarde do senhor Aristides Silva. A palestra apresentada pelo Sr. Divaldo foi inspirada pelo espírito de Eunice Wiver. Nesta data foi determinado o inicio dos estudos doutrinários às 4ª feiras às 20 horas .

Julho de 1978 – Criação da Escolhinha de Evangelização João Paulo (homenagem ao filho desencarnado da senhora Inês Santos Pereira), para as crianças que acompanhavam os pais nas reuniões doutrinárias.

Setembro de 1978: foi criado o Serviço Social com distribuições de cestas básicas às famílias carentes .

Dezembro de 1978: inicia-se a Caravana a Mansão dos Velhinhos. Somente a partir de junho de 1983 é que começou o "Culto Cristão" às 4ª feiras das 16h às 17h, com leituras e passes magnéticos (segundo consta nas Atas).

Maio de 1979: inaugurada a Escola de Costura "Oficina de Lívia - aos sábados para confecção de enxovais, com palestra do Sr. Divaldo Pereira Franco.(Nós renomeamos para Atelier Miryam)

Maio de 1980: início das reuniões de domingo às 9 horas. Posteriormente o horário foi alterado para 10 horas.

Março de 1981: inicio da Escola de Médiuns, com palestras mensais do professor Newton de Barros e estudo programado das obras de Allan Kardec sob orientação do Presidente da União da Mocidade Espírita de Niterói com aulas quinzenais, das 19h às 21:30h. A partir de maio de 1983 o estudo passou a ser semanal, no mesmo dia e horário.

Outubro de 1981: inauguração da Biblioteca com 72 títulos.

Março de 1982: criada a Mocidade Espírita Joanna de Angelis, iniciada em 06.10.82 às 14h aos sábados, sob a coordenação de Otto Coutinho.

Outubro de 1982: inicia em 30.10.82, a Escola de evangelização Eurípedes Barsanulfo para as famílias assistidas (5ª feiras).

Abril de 1982: indicado o 1º Conselho Fiscal, em cumprimento ao art.15º do Estatuto, com as indicações: Sra. Marete Silva de Miranda Jordão, Sr. Ofir Alves Vianna e Emir Corrêa da Silva.

Fevereiro de 1983: iniciada reunião matinal de 9h às 9:30h, as 2ª,4ª e 6 ª feiras denominada Ponto de Luz, destinava-se as pessoas que não podiam freqüentar as outras atividades ou estavam visitando a Casa pela 1ª vez. Dado a procura foram estendidas posteriormente às 3ª e 5ª feiras.

Junho de 1983: iniciou-se a entrega do livro "O Evangelho Segundo o Espiritismo" para as pessoas que visitavam a Casa pela 1ª vez.

25 de junho de 1983: a coluna Espírita é publicada em jornal de ampla circulação semanal, aos sábados sob a responsabilidade de Otto de Moura Coutinho.

Agosto de 1983: iniciada uma reunião dirigida às gestantes, que recebeu o nome de "Curso para Gestantes Auta de Souza".

Setembro de 1993: criação do Departamento de Eventos Beneficentes, para promoção de bazares, chás etc. com a finalidade de arrecadação de fundos.

Inicio do trabalho de implantação do Culto do Evangelho no Lar. O primeiro trabalho neste sentido foi para ajudar as famílias a iniciarem o Culto do Evangelho no Lar em família. Um pequeno grupo designado pela Direção da Casa fazia este trabalho de orientação às 6ª feiras a noite.